R. Sebastião de Lima, 10, 2500-277 Caldas da Rainha

+351 262 836 122

 saiba mais

seguro condomínio

O que é um Seguro Condomínio?

O Seguro Condomínio é um seguro multirriscos para todo o edifício constituído em propriedade horizontal, ou, seja para todas as frações que constituem esse Condomínio.


Embora haja Seguradoras que aceitem fazer este seguro só para uma parte das frações, a maioria só aceita este risco se incluir todas as frações.


Há ainda outra modalidade de seguro condomínio que permite segurar somente as zonas comuns do Condomínio, tais como, escadas, telhados, pátios, elevadores, jardins e piscinas.


Como já referimos acerca do Seguro Multirriscos Habitação, o seguro de incêndio é obrigatório por Lei nos edifícios em regime de propriedade horizontal. Contudo, possuir somente esta cobertura é insuficiente para a larga maioria dos nossos segurados que, optam pelo chamado Seguro Condomínio, já que, apresenta um vasto leque de coberturas que melhor correspondem às suas actuais necessidades.


Mas quais os benefícios do Seguro Condomínio face ao Seguro Multirriscos Habitação?

A vantagem mais evidente do Seguro Condomínio é que, quando comparamos o preço com o somatório dos vários seguros habitação das várias frações do imóvel, o premio a pagar é substancialmente mais reduzido do que esse somatório.


Contudo e embora o preço mais reduzido seja a um fator a ter em conta, há outras vantagens que, se devem ter em consideração quando se trata de escolher entre Seguro Condomínio e o Seguro Multirriscos Habitação:


  • Facilidade e rapidez na resolução de sinistros que envolvam mais que uma fração, tal como por exemplo o caso de inundações ou, rutura de canos. No caso de um seguro de condomínio, teremos só uma Companhia de Seguros envolvida, o que facilita e agiliza a resolução, e o pagamento de indeminizações. Quando temos vários condóminos, cada um com a sua apólice individual, temos que abrir vários processos e aguardar pela disponibilidade de cada uma dessas seguradoras, o que poderá tornar o processo demoroso e penoso, até a tomada final de posição de cada uma das diferentes Companhias.


  • Permite ao condomínio proteger-se melhor em zonas, ou, equipamentos comuns tais como, piscinas, ginásios, jardins que, habitualmente não estão descriminadas nas apólices individuais. Desta forma e mesmo que não opte por um seguro condomínio, por dificuldades diversas em convencer os restantes condóminos a aderir, sugerimos que opte sempre por um seguro condomínio que abranja as partes comuns do seu imóvel.

Ponto de atenção

No Seguro Condomínio não se pode segurar o conteúdo/recheio de cada fração, mas somente o(s) edifício(s) em si. Para tal e se o seu Condomínio possuir um Seguro de Condomínio e se você quiser proteger os bens que possui dentro da sua residência,deverá fazer uma apólice de Seguro Multirriscos Habitação para apenas o recheio que possui no interior da sua casa.


Ainda com dúvidas? Fale connosco!

Consulte a nossa equipa e tire todas as dúvidas e questões que tenha.


Socalmed – Por si e a pensar em si

outros seguros?

mais seguros
Allianz Seguros
Fidelidade Seguros
Tranquilidade Seguros
Zurich Seguros
English Português
Sprache: